Em 2023 terão, os portugueses, de entregar as suas casas aos bancos?
De acordo com o Banco de Portugal, é estimada a subida das Euribor até 3% no final de 2023. Isto significa que haverá um aumento de mais de 90 euros da prestação da casa para 1,4 milhões de famílias em Portugal.
A subida não terá o mesmo impacto para todas as famílias, tudo irá depender da variação das taxas. Estima-se, com base nos dados do Banco de Portugal, que o aumento da prestação até ao final de 2023 seja inferior a 50 euros em 41% dos contratos de empréstimos à habitação, porém para 18,1% dos contratos, haverá um aumento da prestação acima dos 150 euros.
Poderão, os Portugueses, renegociar as condições dos seus créditos?
A renegociação do Crédito Habitação poderá permitir aos Portugueses a minimização do impacto da subida da Euribor, fazendo assim com que as prestações mensais não sobrecarreguem o orçamento familiar, evitando, em alguns casos a perda do imóvel. Os portugueses poderão fazê-lo junto do seu banco, contudo devem estar atentos pois essa renegociação poderá implicar a comunicação ao banco de Portugal, ou recorrer a um profissional da área, isento e imparcial. É recomendável aconselhamento nesta área para tomar decisões acertadas e impedir o incumprimento bancário.