Se está a ler isto, é porque quer, eventualmente, mudar o seu estilo de vida e criar novos hábitos ou até melhorá-los, principalmente no que toca à sua estabilidade financeira. Tendo em consideração que se espera um aumento das prestações, por consequência de um possível aumento dos juros nos próximos meses, é relevante ter em atenção a redução da sua Taxa de Esforço.
Assim sendo, seguem-se abaixo algumas dicas para reduzir a taxa de esforço e dicas de poupança:
- Amortizar o Crédito Habitação – Diminui a sua prestação mensal e reduz a fatura total de juros.
- Renegociar as Condições do Crédito Habitação – Dirija-se ao seu banco e avalie quais as opções para reduzir encargos ou para garantir a estabilidade da prestação.
- Transferir o Crédito Habitação para outros bancos – Caso festeja a pagar demasiado pelo seu crédito ou se não estiver satisfeito com o seu banco, pode pedir transferência para outra instituição bancária que possa ter melhores condições para si.
- Reduzir prestações com os seguros – Para fazê-lo, pode optar por rever as apólices dos seguros ou então pode mudar de seguradora.
- Consolidar Créditos – Caso tenha feito vários créditos, pode juntar todos num só e ficar a pagar apenas uma única prestação, sendo que esta poderá ser mais baixa.
Depois destas dicas, terá ao seu alcance a possibilidade de melhorar a sua estabilidade financeira. O truque é ser consciente, organizado e tomar decisões!