Encontrou a casa perfeita, mas o seu banco recusou o seu pedido de Crédito à Habitação?
Enumeramos alguns dos motivos que podem estar por trás dessa decisão do banco.
Primeiramente, um dos motivos que pode levar o banco a recusar o pedido de Crédito à Habitação é o Loan-to-Value (LTV). O LTV é definido como o quociente entre o valor do empréstimo e o menor dos dois valores, o da avaliação do imóvel que é dado como garantia e o valor da compra. Quanto mais baixo for o LTV, mais fácil será negociar melhores condições para o seu empréstimo. Por forma a cumprir uma das medidas macro prudenciais impostas pelo Banco de Portugal, o LTV não pode ser superior aos 90%, para HPP, à exceção dos imóveis da banca, em que nestes casos o cliente poderá beneficiar de um financiamento a 100%.
Em seguida, outra razão que pode provocar a recusa é o facto de se estar a pedir um empréstimo em nome de apenas uma pessoa, ou seja, apenas um titular. Nestes casos, o risco não é partilhado, ficando centrado numa só pessoa. Sempre que possível, a operação deverá ter 2 proponentes.
Há, ainda, a questão da taxa de esforço, um indicador muito relevante. A TE é calculada tendo em conta a relação que existe entre da soma de todas as mensalidades de crédito e o rendimento mensal líquido. Se a taxa de esforço for superior a 36% há uma forte probabilidade do banco solicitar fiança para dar conforto à operação, ou então reduzir o montante a financiar.
Estas são algumas dicas importantes que partilhamos consigo, contudo há ainda outros conselhos, que lhe podem ser dados em função de cada situação. O melhor será aconselhar-se com o seu Intermediário de Crédito. As nossas lojas estão disponíveis para prestar todos os esclarecimentos.