A entrega da declaração do IRS teve início no passado dia 1 de abril e decorre até ao dia 30 de junho.
Mas sabia que pode usar algumas estratégias para poupar na entrega da declaração do IRS? E que pode antecipar despesas que podem aumentar o seu reembolso do IRS? Vamos partilhar algumas destas dicas financeiras consigo!
Aqui estão algumas dicas para que, no final de cada ano fiscal, possa aumentar o seu reembolso do IRS ou pagar menos, se for esse o caso:
1. Peça sempre fatura com número de contribuinte (NIF – Número de Identificação Fiscal) em todas as compras.
- Esta prática assegura que todas as suas despesas sejam registadas e, posteriormente, possam ser deduzidas no IRS.
- Despesas gerais familiares, de saúde ou de educação, entre outras, contam para as deduções.
2. Utilize todas as deduções à coleta.
- Existem várias deduções possíveis, desde despesas de saúde, encargos com imóveis até despesas gerais familiares. Deve certificar-se de quais são elegíveis para serem deduzidas no seu IRS.
- Muitas destas despesas podem reduzir significativamente o montante dos impostos a pagar.
3. Valide e confirme as suas faturas no portal eFatura.
- Embora seja comum deixarmos tudo para a última hora, é crucial validar todas as tuas faturas no portal.
- Fazê-lo periodicamente, em vez de deixar para o fim do prazo, dar-lhe-á mais tempo para verificar se tudo está correto e garantir que as suas faturas sejam devidamente consideradas para dedução.
4. Opte por tributação conjunta ou separada.
- Simule as duas formas para ver qual te traz mais deduções no IRS. A melhor opção depende geralmente dos rendimentos e despesas de cada pessoa, especialmente no caso de um casal.
5. Aproveita todos os benefícios fiscais ao seu dispor.
- Por exemplo, se tiver um PPR (Plano Poupança Reforma) ou se for elegível para o IRS Jovem, pode ter acesso a vantagens fiscais específicas que lhe permitam reduzir o imposto a pagar.
- Com o PPR, pode deduzir uma percentagem do valor que tem aplicado. No IRS Jovem, há uma redução da taxa para trabalhadores nos primeiros anos de atividade.
Quando aplicadas corretamente e com alguma antecedência, estas dicas podem ajudar-te a reduzir significativamente o imposto de IRS a pagar ou a aumentar o valor do reembolso a receber.