Segundo o Banco de Portugal, as taxas máximas relativas a cartões de crédito, empréstimos pessoais e para compra de carro vão subir a partir de abril.
No que toca à subida da taxa dos cartões de crédito, esta aumenta 1,2 pontos, ou seja, passa de 15,7% para 16,9%. Já a taxa referente aos empréstimos pessoais sobe 0,9 pontos, logo, cresce para 13,9%. Por fim, e relativamente à taxa inerente à compra de carros cresce 0,8 pontos percentuais, passando para 6,2%. É de referir que a taxa máxima de 16,9% também se aplica a contas correntes bancárias e facilidades de descoberto.
Em relação aos empréstimos pessoais, se esse crédito for para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, o aumento da taxa máxima é de 0,4 pontos, ou seja, passa de 6,3% para 6,7%.
Quando o tema são os empréstimos para a compra de carros usados, a taxa máxima aplicada cresce 0,8 pontos, isto é, passa de 11,9% para 12,7%. Em contrapartida, se estivermos a falar de créditos para a compra de carros novos, a taxa será de 9,5%, sendo que antes era de 8,9%.
De acordo com a legislação do Banco de Portugal, as “taxas máximas são determinadas com base nas Taxas Anuais de Encargos Efetivas Globais (TAEG) médias praticadas no mercado pelas instituições de crédito no trimestre anterior, acrescidas de um quarto, não podendo exceder a TAEG média da totalidade dos contratos de crédito aos consumidores acrescida de 50%”.