Ter mais do que um crédito e querer poupar dinheiro, parece uma utopia, mas sim é possível. Poderá recorrer a uma consolidação de créditos.
Porquê pagar mais dinheiro por vários créditos em separado, quando se pode juntar esses créditos num só e pagar menos por tudo?
Ora, esta solução, além de facilitar a vida do gestor do orçamento familiar, com menos datas de pagamentos para lidar, tem ainda a vantagem de permitir poupar de forma substancial.
Fique a saber como consolidar vários créditos num só, permite poupar de forma significativa.
Vantagens do crédito consolidado
Este produto financeiro pode ser uma grande ajuda na gestão do orçamento familiar, pois traz algumas vantagens. Se reunir todas as condições necessárias para realizar um crédito consolidado, poderá beneficiar das seguintes vantagens:
- reduzir os seus encargos mensais significativamente;
- assegurar uma folga generosa no seu orçamento familiar;
- ficar com uma única prestação;
- uma só data de pagamento para gerir;
Apesar das diversas vantagens da consolidação de créditos na gestão do orçamento familiar, nomeadamente no que diz respeito à redução das despesas mensais, este é um produto que também pode trazer desvantagens.
Desta forma, para tomar uma decisão responsável e consciente, convém estar devidamente informado sobre o que é o crédito consolidado e se será a melhor solução para o seu caso.
Antes de ponderar contratar este produto, deve compreender os prós e contras desta solução e perceber como ela funciona, na prática. Além disso, pode ainda ficar a saber as diferenças em relação a um crédito consolidado com hipoteca.
De que estamos a falar, quando falamos num crédito consolidado?
O crédito consolidado é uma solução prática que pode ajudar-nos na gestão do orçamento familiar. Trata-se de um crédito ao consumo, que permite reunir vários financiamentos num só. Geralmente, o crédito consolidado permite apresentar melhores condições, porque a respetiva taxa é inferior do que a média das taxas apresentadas pelos outros créditos.
Valor mensal e número de créditos
Quem aposta nesta solução, em vez de pagar várias prestações, passa a pagar uma única prestação. Ora, o valor desta prestação singular assegurada pelo crédito consolidado é inferior ao valor que seria pago nas prestações individuais dos créditos que consolidou. Por vezes, o valor é tão significativo que se pode conseguir reduzir as prestações mensais até 60%!!!
Quem pretende ter um crédito consolidado tem de ter mais de dois financiamentos, não contemplando o crédito habitação. Créditos pessoais, cartões de crédito, crédito automóvel, entre outros créditos ao consumo…
Prós
Com o crédito consolidado, poderá fazer uma melhor gestão dos pagamentos. Em termos práticos, esta revela-se uma solução bastante vantajosa, porque permite ter de lidar com apenas uma prestação para pagar, em vez de várias. Além disso, a prestação em causa é, seguramente, inferior ao valor que pagaria com a soma de todas as outras prestações, ou seja, com a soma das prestações de todos os empréstimos, quando analisados em separado, no entanto para poder consolidar os créditos, é indispensável cumprir determinados requisitos. Para a instituição bancária poder aprovar o pedido, ela tem de considerar que há um risco reduzido para a entidade. Ela terá, necessariamente, de verificar se se encontra numa posição em que possa ser elegível para contratar este crédito, isto é, se cumpre com todos os requisitos.
Quer fazer uma consolidação de créditos? Eis os requisitos necessários!
- Não estar em incumprimento
Como foi dito anteriormente, a entidade bancária irá verificar se o seu nome se encontra na “lista negra” do Banco de Portugal. Antes de aprovar o seu crédito consolidado, o banco irá assegurar-se que não está em incumprimento. Se estiver, simplesmente não apresenta as condições indispensáveis para contrair um novo crédito.
Se estiver em incumprimento, primeiro, deve liquidar as suas dívidas, para poder, posteriormente, ponderar a hipótese do crédito consolidado. Recomenda-se que renegocie as condições atuais dos seus créditos para poder regularizar a sua situação financeira. - Ter 2 ou mais créditos
Para poder contrair o crédito consolidado, terá de ter dois créditos contratados, no mínimo. Podem ser cartões de crédito, créditos pessoais, automóvel ou outros, excluindo o crédito habitação. - Apresentar uma situação profissional segura
A estabilidade da situação profissional é outro requisito que a entidade bancária tem em consideração. O banco irá analisar a sua situação, sendo improvável ver o seu crédito consolidado aprovado, quando se encontra numa situação de desemprego ou com um contrato com termo que possa terminar brevemente. - Taxa de esforço
A instituição bancária também poderá verificar se a pessoa tem mais despesas do que receitas, por via da taxa de esforço. Se a taxa for elevada, a entidade bancária considera que se trata um cliente de risco, por isso o pedido de consolidação de crédito poderá não ser aprovado.
Se o banco optar por aprovar o seu crédito, pode ainda apresentar-lhe soluções como solicitar garantias, nomeadamente um fiador.
Crédito consolidado com hipoteca
O crédito consolidado com hipoteca possibilita que seja usado um bem imóvel como garantia. Optar por um crédito consolidado com hipoteca permite aumentar as possibilidades de poupar no valor total das prestações.
Geralmente, a taxa de juro aplicada nestes casos costuma ser ainda mais baixa, sendo até possível estender o prazo do contrato. A poupança no crédito consolidado com hipoteca é mais significativa. Nestes casos, a poupança pode atingir os 70%!
Ao usar-se um imóvel como garantia, existe um aumento das possibilidades de ver o seu crédito consolidado aprovado pela entidade bancária que assim vê o seu risco ser reduzido, O bem imóvel usado como garantia pode apresentar caraterísticas distintas. Pode ser de habitação própria, habitação secundária ou ser um imóvel de um familiar.
Desvantagens a considerar
Neste caso, num crédito consolidado com hipoteca, há um risco maior, pois, quando há um incumprimento, o banco encontra-se em posição de ficar com o imóvel. Além disso, tenha em consideração que ao fazer um crédito consolidado ou um crédito consolidado com hipoteca está, muitas vezes, a aumentar a maturidade dos créditos.
Por isso, embora a mensalidade a pagar seja inferior, vai pagar todos os seus créditos num prazo mais longo. Como o prazo dos empréstimos (à exceção do crédito à habitação) é aumentado, a longo prazo, os custos serão mais significativos. São contas que devem ser feitas antes de tomar uma decisão.
A rede DS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO poderá ser um precioso aliado para quem procura fazer uma consolidação de créditos. Se procura aliviar o peso das suas despesas mensais, não hesite em recorrer a esta entidade que é uma referência na área.
Se tem interesse em avançar para esta solução, poderá contar com a ajuda de uma equipa especializada, pronta para o esclarecer e aconselhar ao longo de todo este processo. Na DS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO todas as contas são feitas e explicadas ao cliente para que este possa tomar uma decisão em consciência.