fbpx

Um em cada quatro créditos à habitação já recorreu à garantia pública | DS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO

Setembro 30, 2025

Desde o início do ano até agosto de 2025, cerca de 25 % dos novos contratos de crédito à habitação em Portugal beneficiaram da garantia pública disponibilizada pelo Estado — uma medida dirigida aos jovens até 35 anos para compra da primeira casa.

Destaques-chave

  • O programa de garantia pública já serviu 15,3 mil contratos, totalizando cerca de 3 mil milhões de euros de financiamento concedido sob este regime.
  • Entre os jovens de até 35 anos, a utilização da garantia pública é ainda mais expressiva: representa aproximadamente 40 % dos contratos celebrados nesse grupo etário e 42 % do montante total.
  • No panorama geral do crédito habitação, a garantia pública pesa por volta de 22 % dos contratos e 25 % do montante concedido até agosto.
  • Só em agosto, registaram-se cerca de 2,1 mil contratos com garantia pública, num montante total de 416 milhões de euros.
  • Do envelope previsto para este regime, estava utilizado 37,5 % até ao final de agosto. Em resposta à procura, o Governo já reforçou a dotação com mais 350 milhões de euros, elevando o total do fundo para 1.550 milhões de euros.

Recordamos que esta medida, criada para facilitar o acesso dos mais jovens à casa própria, permite financiar até 100% do valor do imóvel, desde que o preço não ultrapasse 450 mil euros. A garantia pública do Estado pode alcançar até 15% do valor da transação.

Impacto na Intermediação de Crédito

Para quem atua no mercado de mediação ou comercialização de crédito habitação, estes números evidenciam:

  1. Oportunidade de crescimento – uma fatia significativa dos novos clientes de crédito habitação está a usar esta garantia pública, criando uma janela para atuação e aconselhamento especializado.
  2. Necessidade de informação e transparência – os clientes precisam de estar bem orientados quanto às regras, elegibilidade e implicações deste regime. Procurar um Intermediário de Crédito especializado na área representa beneficiar de um acompanhamento em todo o processo desde o início e até ao dia da escritura. Sabemos que contratar um crédito para compra de casa pode ser bem desafiante e exige um conhecimento  alargado para garantir a subscrição da melhor proposta.